sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Ovos verdes com atum



Ontem houve sabor de saudade, sabor de infancia, sabor dos pratos feitos pela avó... Só porque ontem foi o dia dela, e a saudade foi mais intensa, quis te-la junto de mim... rolaram as lagrimas, mas ao mesmo tempo o sorriso foi mais forte, porque tive a felicidade de a ter tido na minha vida!!
A ultima vez que eu tinha comido ovos verdes foi em casa da mae, confesso que aqui por casa nunca tinha feito, e ontem... ontem foi dia de experimentar fazer... 


- 8 ovos 
- 1 lata de atum em agua
- salsa a gosto
- Sal
- 1 gema
- 1 fio de azeite
- pimenta a gosto
- pao ralado  (usei pao ralado crocante, é ligeiramente mais grosso que o normal), farinha e ovos para panar.
- Oleo para fritar

Começamos por cozer os ovos cerca de 15 minutos (contamos depois de levantar fervura).
Neste tempo aproveitei para pôr ao lume um tacho com um refogado de cebola, alho, louro, sal e um fio de azeite, quando a cebola ficou murcha adicionei 1 tomate bem maduro e 1 copo cerca de 150 ml de polpa de tomate, deixei levantar fervura e adicionei agua a ferver. Juntei o arroz e deixei cozinhar em lume minimo..

Depois dos ovos cozidos, descaquei-os e cortei-os ao meio, retirei a gemas cozidas para uma tigela (As claras reserve-ias num prato direitinhas) onde adicionei o atum escorrido, a salsa, a gema crua, o azeite e a pimenta. mexi tudo muito bem até formar uma papa de forma a moldar pequenas bolas com que recheei as claras que tinha reservado. Passei os ovos recheados por farinha, ovo batido e pao ralado e reservei. Pôs o oleo a aquecer e fui fritando os ovos ate ficarem douradinhos. 
Retifiquei os temperos do arroz e servi arroz de tomate com os ovos verdes.



Teve sabor de Infancia? Teve, mas é um sabor tao bom!!!!

Beijocas

1 comentário:

  1. É tão bom....fazem tanta falta mas ficam estas boas lembranças!!!
    Beijinhos, sou fã deste tipo de refeição.
    http://www.opecadomoraemcasa.eu/

    ResponderEliminar

Bolo Salgado

Ontem abri o meu frigorifico e deparei-me com 3 pedaços de frango, fiambre cortado em cubos e uma chouriça (esta ultima muito saudavel ...