domingo, 25 de fevereiro de 2018

Bolo mousse de chocolate

  O grupo do FB Cantinho das Cozinheiras, tem um a rubrica que é cozinhar com... Confesso que é a primeira vez que participo neste desafio.

Nao foi façil, nao foi nada façil escolher uma receita do blogue da Clara, entre doces, salgados, entradas e afins, a escolha estava mesmo difiçil, e acabou por acontecer quase na vespera do desafio, quando eu ja desesperada pedi ajuda aos meus filhotes... Claro que a escolha deles caiu sobre um bolo e quando viram este bolo Mousse de chocolate, foi amor á primeira vista... Mas nao foi só amor á primeira vista, foi amor a cada dentada, uma verdadeira maravilha!!!

Só mudei na receita o chocolate, é que ja tinha as claras e os ovos batidos quando descobri que nao tinha em casa chocolate em pó, entao usei do chocolate que os meus filhos usam no leite e como é granulado ate deu um aspeto interessante á massa.Assim como a forma de montar o bolo, tb fiz diferente.

BOLO

#100 gr de açucar
#3 ovos grandes
#1 gema
#1 pitada de sal
#80 gr de farinha
#2 e 1/2 colheres sopa de maisena
#2 colheres de sopa de achocolatado para o leite granulado
#açucar granulado Q.B
#1 colher de cha de fermento em po

XAROPE
#2 colheres sopa de agua
#80 gr de açucar
#3 colheres de sopa de rum

MOUSSE
#250ml de leite
#1 colher de café de aroma de baunilha
#2 gemas
#200 gr de chocolate (usei 85% cacau)
#200 gr de natas
#1 saqueta de gelatina incolor

Ligar o forno a 180º

Para o bolo: Bata as claras em castelo. Reserve.
Numa taça bata as gemas com o açucar ate triplicar de volume.Adiciona-se a farinha peneirada com a maisena, o fermento e o chocolate. Por fim envolva as claras delicadamente. Verte-se o preparado para uma forma (na receita original era para um tabuleiro) de fundo amovivel, e leva-se ao forno ate estar cozido (teste do palito é sempre o mais fiavel).

Entretanto vai-se preparar o xarope, levar a agua ao lume com o açucar e deixar ferver, sem que o açucar caramelize. Junta-se o rum e reserva-se.

Entretanto com o bolo ja cozido e morno, desenforma-se e com o auxilio de uma faca, fazemos um buraco no bolo deixando ainda fundo, (aqui foi uma alegria pois como esses bocados de bolo ja nao iam ser usados puderam logo comer neles rsrsrsrs), coloca-se o bolo dentro da forma rega-se com o xarope e polvilha-se com um pouco de açucar granulado.

Agora vamos á mousse... Começamos por bater as natas em chantilly. Reservam-se no frio.
Leva-se ao lume um tacho com o leite e as gemas mexidas e deixamos aquecer ate atingir o 80º, retira-se do lume, verte-se o chocolate picado, o aroma de baunilha e mexe-se muito bem. Junta-se a gelatina hidratada seguindo as instruçoes da embalagem, mexe-se bem e deixa-se arrefecer um pouco ( a esta altura ja deve estar mais ou menos frio). Por fim juntamos as natas envolvemos delicadamente e verte-se para dentro do bolo. Vai a frio pelo menos 3h, ou ate á hora de servir.



Este bolo aqui em casa fez as delicias de todos e desapareceu bem rapido!

Beijocas

3 comentários:

  1. Nem me lembrava desse bolinho. Já são tantas as receitas que lá andam, até fui cuscar para ver a minha versão. Lol
    Ficou bem guloso o teu bolo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/02/pao-recheado.html

    ResponderEliminar
  2. Ficou com um aspeto verdadeiramente tentador. Deve ser uma delícia!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Um bolo muito mas mesmo muito tentador
    Adorei
    Beijo
    Elsa
    https://flor-de-rosmaninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Bolo Salgado

Ontem abri o meu frigorifico e deparei-me com 3 pedaços de frango, fiambre cortado em cubos e uma chouriça (esta ultima muito saudavel ...