quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Rancho - Dia 1 na Cozinha


Vamos ser sinceros, o tema deste mês, pelo menos para mim, não foi nada fácil... Temos um pais rico em muitas vertentes sendo uma delas a culinária, escolher um prato da culinária tradicional do nosso pais não foi fácil, pesquisei de norte a sul, passando aqui mesmo pela minha zona onde a chanfana é o prato que mais nos define.

Quem deu o mote para o Rancho foi o meu filho mais velho, aproveitei a sugestão dele na hora, afinal é um prato bem típico do nosso pais, e em cada zona ele é confecionada com ligeiras diferenças, o prato original não leva couve, pois por aqui é impensável fazer um rancho, sem couve.


Ao lume colocamos um tacho com um fio de azeite, 2 cebolas e 3 dentes de alho picados, Adicionamos 1 folha de louro, 1 pitada de sal, 1 pimenta dedo de moça, 1 tomate maduro, 1 pimento pequeno picado e deixamos refogar lentamente cerca de 10 minutos, sem deixar a cebola e os alhos queimar. Refrescamos com um copo de vinho branco (usei vinho verde branco), Adicionamos cerca de 700 gr de carne de porco (200 gr de lombo do cachaço, 200 gr de entremeada, 300 gr de febras) cortada em cubos. Deixem cozinhar por mais ou menos 30 minutos em lume brando com o tacho tapado.
Findo esse tempo adicionam-se 3 cenouras cortadas ás rodelas, 1 couve lombarda, cortada como se fosse para o cozido á portuguesa, cerca de 150 gr de macarrao e 1 lata de grao.
Cozinha-se por mais 25 minutos, retificam-se os temperos, polvilha-se com salsa, deixa-se apurar mais 5 minutos e está pronto a servir.



Ha quem adicione também uma chouriça de  boa qualidade, bacon, murcela, e outros enchidos a gosto, como aqui em casa nao somos muito fãs de enchidos eu nao usei..


E assim fica a minha sugestao, para o regresso a este projeto de dia 1 na cozinha, ao fim de muito tempo afastada deste mundinho!!

Beijinhos

5 comentários:

  1. Ola, Margarida
    Não conhecia teu blog
    Ja ca estou a seguir beijinho e muitas felicidades
    Elsa
    https://flor-de-rosmaninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá, querida amiga!
    A culinária portuguesa é muito rica, foi uma bela escolha esse tema.
    O seu prato está irresistível, comida de conforto!

    Abençoado mês de Fevereiro!
    Beijos ♥

    ResponderEliminar
  3. Adoro a sugestão e está com muito bom aspecto, a minha mãe é que faz de vez em quando, um dia destes tenho de partilhar a receita.
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.eu/

    ResponderEliminar
  4. Olá Margarida: realmente é difícil escolher um prato para este tema, mas gostei imenso do que fizeste. É daquelas comidas que me sabem sempre tão bem.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Prato bom para estes dias de frio! Feijoadas, cozidos, dobrada e afins, contem comigo, simplesmente adoro.Quando estamos no final do verão, já eu estou a pensar nos pratinhos confortantes do Inverno, embora tenha que dizer, que a Primavera e verão são as minhas estações preferidas!
    beijinhos
    Ana http://acozinhadaanikasblog.wordpress.com

    ResponderEliminar

Bolo Salgado

Ontem abri o meu frigorifico e deparei-me com 3 pedaços de frango, fiambre cortado em cubos e uma chouriça (esta ultima muito saudavel ...