segunda-feira, 26 de março de 2018

Torrijas de Salamanca

 Ola, Ola

Calha - me algumas vezes sair para fora quer em trabalho, quer quando vou de ferias com a minha familia. Numa destas saidas calhou  em trabalho ir a Salamanca e,  uma amiga minha entrou numa pastelaria na Plaza Mayor, e comprou umas Torrijas, á primeira dentada, foi assim, uma explosao de varios sabadores, simplesmente adorei..

Claro que quando cheguei a casa fui procurar a receita, nao foi façil chegar lá, mas encontrei aquela que mais se aproximou dos sabores da Torrija que comi em Salamanca...

As torrijas sao um doce tipico da Quaresma, nesta cidade, tal como nós temos o nosso folar.. Se se atreverem experimentem!!

Eu costumo fazer esta versao com leite creme, mas ha uma outra que é servida com frutos vermelhos e um xarope de vinho doce, ambas sao deliciosas, as do leite creme sao mais originais. 
O pao utilizado é o pao de Brioche, nao tentem com outro, ficam boas, mas nao é a mesma coisa, outra dica que vos dou, é comprarem o pao brioche inteiro, pois o que vem ja fatiado nao vem grosso o suficiente para as torrijas ficarem direitinhas.

 Para as torrijas:

#1 pão de brioche 
#500 ml de leite 
#150 ml de natas 
#1 pau de canela,
# 80 grs de açúcar mascavo
# 3 ovos
# 150 grs de manteiga.

  Para a calda:

#100 ml de vinho tinto doce (costumo usar vinho do porto ou moscatel)
# 100 ml de água
# 1 pau de canela
# casca de laranja
# 40g de açúcar.

 Coloque o leite numa panela com o açúcar e o pau de canela e deixe ferver. Quando começar a ferver, diminui-se o lume e deixa-se ferver alguns minutos nesse lume brando. Deixe arrefecer à temperatura ambiente. Coe o leite e coloque-o num prato fundo. Dois ovos, uma gema de ovo e as natas são adicionados ao leite, bate-se tudo muito bem.
 Enquanto isso, numa panela, Adicione o vinho doce, o pau de canela, a casca de laranja, a água e o açúcar e deixe reduzir até o lume médio, até obter uma consistência xaroposa. Retire do lume.

Entao, é aqui que depois temos de escolher qual as que queremos fazer, se for as do leite creme demolhamos as fatias de pao no xarope e depois na mistura de leite e levamos á frigideira onde previamente derretemos a manteiga e deixamos dourar muito bem de cada lado. Retiramos, e deixamos sobre papel absorvente para tirar o excedente de gordura. 

Nesta altura ja devemos ter o leite creme feito, eu faço caseiro e a receita é a que todas voces sabem, convem ficar um pouco mais duro que o normal.

Com a ajuda de uma colher (ou se quiserem uma aparencia mais á chef, num saco de pasteleiro com boquilha frisada) colocamos em cima das torrijas, salpicamos com açucar e com um maçarico de cozinha damos um tom caramelo ao leite creme.
E voilá... é so deliciarem-se!!

Sem leite creme... entao embebemos as torrijas durante algum tempo no preparado de leite levamos a dourar de cada lado na manteiga, colocamos num prato de servir embebemos com o xarope e servimos decoradas com frutos vermelhos!!

 Por Acaso só fiz com o leite creme, porque descobri tarde que nao tinha frutos vermelhos em casa.
Como vos disse, eu gosto destas pela originalidade do leite creme, mas com o xarope também sao uma verdadeira tentaçao!!

Beijocas

3 comentários:

  1. Tem um aspecto tão guloso que fiquei com vontade de provar.

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha,...Beijinhos e uma Santa e Feliz Páscoa,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Bolo Salgado

Ontem abri o meu frigorifico e deparei-me com 3 pedaços de frango, fiambre cortado em cubos e uma chouriça (esta ultima muito saudavel ...