sexta-feira, 27 de abril de 2018

Bolo de laranja com caramelo de laranja


Este  é talvez um dos melhores bolos de laranja que ja comi até hoje, primeiro porque adoro o sabor citrico e depois porque realmente fica um bolo delicioso, doce na medida certa e ainda sentindo-se a acidez da laranja.

CARAMELO DE LARANJA
#sumo de 1 laranja
#1 chavena de açucar
#5 laranjas fatidas

BOLO
# 6 ovos
# 1 chavena de açucar amarelo
# sumo de 3 laranjas
# 1/2 chavena de oleo
#2 chavenas de farinha tipo 55
#1 colher cha de fermento em po

Começamos por fazer o caramelo, na forma despejamos o açucar e regamos com o sumo da laranja, levamos ao lume sem mexer até obter um caramelo cor de mel. Deixamos arrefecer um pouco e dispomos na forma as laranjas fatiadas, a minha forma levou 3 laranjas, mas vai depender da forma que usarem. Reservamos.

Começamos por bater as claras em castelo (eu uso sempre uma pitada de sal)bem firme. Reservamos.
Batemos as gemas com o açucar ate dobrar de volume. Adicionamos o sumo das 3 laranjas e o oleo e bate-se por 1 a 2 minutos ate estar tudo bem incorporado. Adicionamos a farinha peneirada com o fermento e por fim envolvemos delicadamente as claras. Vertemos este preparado para a forma e levamos ao forno pré aquecido a 180º cerca de 50  minutos, mas como varia de forno para forno fiavel mesmo é o teste do palito.



Como podem ver, o interior fica muito fofinho e humido, um bolo que me surpreendeu e certamente para repetir mais e mais vezes.

3 comentários:

  1. Adoro bolos de laranja, este agradou-me bastante.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Já levo a receita comigo, adorei o aspecto. Cá em casa tenho feito o bolo de laranja inteira mas este com caramelo chamou-me a atenção ^_^

    ResponderEliminar

Bolo Salgado

Ontem abri o meu frigorifico e deparei-me com 3 pedaços de frango, fiambre cortado em cubos e uma chouriça (esta ultima muito saudavel ...