segunda-feira, 14 de maio de 2018

Creme de favas


Está aberta a temporada das favas...
Gosto de favas. Gosto de favas acho que de todas as maneiras que se podem cozinhar, mas para isso têm de ser tenrinhas, daquelas mais pequeninas, quando elas ja sao grandes entao uso para fazer creme de favas ou um belo puré!!

Esta primavera tem andado meia bipolar, ela deixa entrar o verao com temperaturas imensas e depois o inverno faz-lhe frente e la caem as ditas a pique... enfim... as noites frias por aqui no sopé da serra ainda se fazem sentir com força e nada melhor que um creme de favas para nos aquecer a alma e o estômago.
# 1,5kg de favas 
#2 batatas medias
#2 cenouras
#3 dentes de alho
#1 fio de azeite
#1 punhado de arroz
#sal a gosto

Descascam-se as favas. Depois delas descascadas retiramos a casca que as envolve, deixando só o miolo (reserva-se cerca de 400 gr de miolo).
Deitam-se para uma panela as favas, as batatas cortadas em cubos, as cenouras, agua a ferver, os dentes de alho laminados, um fio de azeite e sal.
Deixa-se cozinhar em lume brando mais ou menos por 40 minutos com a panela tapada. Findo esse tempo, reduz-se a pure. Retificam-se os temperos, se necessário adiciona-se mais agua a ferver. Juntamos o miolo das favas que reservamos e um punhado de arroz. Deixa-se cozinhar por mais 15-20 minutos e está pronto a servir.
 Eu servi simples, mas podem servir com bacon tostado na frigideira  até ficar bem crocante, parte-se aos pedaçinhos e coloca-se por cima do creme. Fica uma delicia!

1 comentário:

Bolo Salgado

Ontem abri o meu frigorifico e deparei-me com 3 pedaços de frango, fiambre cortado em cubos e uma chouriça (esta ultima muito saudavel ...